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Conheça as etapas da campanha de incentivo

    Uma boa campanha de incentivo deve ter suas etapas bem definidas, e a empresa precisa dar a devida importância a todas elas.

    Estas são as etapas de uma campanha de incentivo:

    1. Diagnóstico e definição dos objetivos

    Uma campanha de incentivo pode ter muitos objetivos: aumentar as vendas de determinado produto ou serviço, alavancar as vendas do mix total de produtos, fomentar o crescimento de determinados canais e outros. A partir de um diagnóstico da situação atual da empresa, define-se aonde se quer chegar e qual ou quais objetivos atingir.

    1. Pesquisa para determinar as recompensas

    A partir de uma pesquisa prévia com os vendedores, a empresa detecta quais seriam as recompensas ou premiações mais desejadas. Viagens, bolsas de estudo, prêmios em dinheiro e aparelhos eletrônicos costumam estar entre elas.

    1. Planejar e criar a campanha

    Chegou a hora de formatar a campanha. O período, as regras e os objetivos devem estar bem claros no planejamento e no regulamento. Deve ser escolhido um tema que motive os participantes e que esteja relacionado aos propósitos da campanha: palavras como “seleção”, “esquadrão”, “campeões” e outras costumam fazer sucesso. Em seguida, é preciso divulgar a campanha para os participantes, citando as premiações e deixando os objetivos bem claros. Podem ser usados cartazes na empresa, um hotsite no site da empresa, envios de mensagens de WhatsApp e outras formas de comunicação.

    1. Lançamento

    Esse é o momento em que a empresa apresenta a campanha aos colaboradores que poderão participar dela. Essa costuma ser uma ocasião de alto pico de motivação e engajamento. É a hora em que tudo começa. Por isso, muitas empresas realizam o lançamento da campanha em forma de evento, reservando em sua agenda uma data específica para esse contecimento A equipe deve ser recepcionada em um evento motivador, para que comece a sentir o clima da campanha, a entender a mecânica e a dinâmica, e a se engajar. Aproveite esse momento para também disponibilizar conteúdos e dicas para que os vendedores alcancem os resultados. Palestras com profissionais relevantes são sempre bem-vindas.

    1. Treinar a equipe

    O objetivo de uma campanha de incentivo é que tanto a empresa como a equipe melhorem seus desempenhos. Mas os vendedores não podem ser cobrados se não tiverem a capacitação ideal. Por isso, treinar a equipe é fundamental, se as metas pretendidas assim exigirem.

    1. Sustentação

    A campanha deve ter um acompanhamento contínuo, para não entrar no modo automático. Por isso, apresente indicadores, divulgue resultados, deixe os participantes informados. Em outras palavras, mantenha a equipe motivada.

    1. Premiação

    É a hora de entregar as recompensas e dizer à equipe: “parabéns, vocês chegaram lá”. É também o momento de continuar incentivando aqueles que não atingiram as metas, pois, de qualquer forma, o desempenho deles provavelmente também aumentou.

    1. Análise dos resultados

    É realizada a mensuração dos resultados por meio dos KPIs que demonstram as receitas da campanha. A equipe deve receber um feedback com o que foi atingido e o que pode ser melhorado.

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